Shaolin do Norte

Beishaolin 北少林

Estilo principal de nossa escola, este é um dos estilos mais antigos de Kung Fu e que remonta ao famoso mosteiro budista de Shaolin, na província chinesa de Henan. Também conhecido como Shaolin das Dez Rotinas, é composto por rotinas de treinamento de mãos livres e também por dezenas de rotinas com armas de todos os tipos, além de outras formas especiais. As técnicas empregadas abrangem uma grande variedade de golpes dos estilos originais de Shaolin, empregando o uso de braços e pernas (muitas vezes ambos simultaneamente), saltos, rasteiras, projeções, torções e muitos outros movimentos e técnicas, além da famosa Palma de Ferro e do Chi Kung do Sino de Ouro. Em nossa escola, ensinamos este estilo na linhagem do GM Chan Kowk Wai.

“Leve como uma andorinha,
suave como algodão,
duro como aço.”

Choy Lee Fut

Cailifo 蔡李佛

Criado pelo mestre Chan Heung na província de Cantão, no sul da China, no século XIX. Este estilo combina técnicas de vários sistemas de Kung Fu do norte e do sul da China, sendo muito conhecido pela sua eficiência em combate. As principais características do estilo são os poderosos movimentos de braços combinados com giros de quadril para gerar potência e circularidade, assim como as bases baixas aliadas a passos ágeis e velozes. São ensinadas formas de mãos livres e armas, além da prática do Luohan Chi Kung. As aulas desta modalidade em nossa escola seguem os princípios e fundamentos do Choyleefut de Xinhui, vinculado à Associação Ancestral e aos ensinamentos do mestre Wong Zen Yem.

“Dragão e tigre se encontram
como vento e nuvem.”

Tai Chi Chuan

Taijiquan 太極拳

Muito conhecido como prática suave e eficiente para a melhoria da saúde, poucos sabem que o Tai Chi é também uma arte marcial completa, pois além do aspecto terapêutico desenvolve ainda técnicas de defesa pessoal. Muitos mestres reconhecem o Tai Chi como poesia em movimento ou ainda meditação em movimento. Esta arte se baseia em princípios taoístas de harmonia, trazendo sempre presentes conceitos como a dualidade yin/yang e outros. Em nossa escola os alunos podem optar por praticar os estilos tradicionais Yang e/ou Chen, cada qual como modalidades com aulas separadas. O estilo Yang é muito conhecido por sua fluidez e suavidade contínuas, enquanto o estilo Chen é famoso pela sua marcialidade através de movimentos fortes e explosivos.

“Inabalável como uma montanha,
movendo-se como um rio,
na suavidade habita a força.”