Aulas Principais

Shaolin do Norte
“Leve como uma andorinha,
suave como algodão,
duro como aço.”

Tai Chi Chuan
“Inabalável como uma montanha, movendo-se como um rio, na suavidade habita a força.”
Aulas Especiais
Conteúdo Extra-curricular
Criado pelo mestre Chan Heung na província de Cantão, no sul da China, no século XIX. O estilo Choy Li Fat [蔡李佛, càilǐfó] combina técnicas de vários sistemas de Kung Fu do norte e do sul da China, sendo muito conhecido pela sua eficiência em combate. As principais características do estilo são os poderosos movimentos de braços combinados com giros de quadril para gerar potência e circularidade, assim como as bases baixas aliadas a passos ágeis e velozes. São ensinadas formas de mãos livres e armas, além da prática do Luohan Chi Kung. As aulas desta modalidade em nossa escola seguem os princípios e fundamentos do Choyleefut de Xinhui, vinculado à Associação Ancestral e aos ensinamentos do mestre Wong Zen Yem. De forma complementar, ensinamos também formas de mãos livres e armas da linhagem Hung Sing de Fatsan [佛山雄勝蔡李佛, fóshān xióngshèng càilǐfó].
Famoso pela circularidade de seus movimentos, o Bagua Zhang [八卦掌, bāguà zhǎng] também é conhecido como Pakua Chang e sua tradução é Palma dos Oito Trigramas, em referência aos famosos Oito Trigramas [八卦, bāguà] do I Ching. Foi desenvolvido pelo mestre Dong Haichuan [董海川, Dǒng Hǎichuān] no início do século XIX. Um dos mais famosos praticantes de Pakua do século XX foi Sun Lutang (孫祿堂), também criador do estilo Sun de Tai Chi Chuan, e que aprendeu a arte do Pakua com Cheng Tinghua (discípulo direto de Dong Haichuan). Conta-se que a especialidade de Cheng Tinghua era o uso das posturas e circularidade dos movimentos para agarrar, derrubar e imobilizar os adversários, uma vez que antes de aprender a arte do Pakua ele já era uma proeminente lutador de Shuai Jiao. No Pakua predominam os movimentos com as palmas das mãos, especialmente na postura chamada Garra de Dragão, por isso muitas vezes esse estilo é conhecido como Estilo do Dragão. Além disso, são usados ataques de mão aberta, fechada, torções, rasteiras e projeções, sempre mantendo como característica a circularidade em todos os momentos. A prática de andar em círculos, voltando-se para o centro e efetuando súbitas mudanças de direção, também é característica marcante deste estilo. Há oito tipos de posição de palmas e oito tipos de movimentações com os pés, associadas a cada um dos oito trigramas. A combinação das oito palmas com os oito passos correspondem aos 64 hexagramas do I Ching.
Estilo originário da província de Hebei, posteriormente se tornou muito popular em Taiwan. A origem do Baji Quan (八级拳) não é muito conhecida e acredita-se que seu nome (“oito extremidades”) faz alusão ao alcance da potência de seus golpes. Suas técnicas são ligeiras e potentes, se caracterizando pelo uso de uma força explosiva de curto alcance. É conhecida por seus golpes com os cotovelos e outras extremidades, possível origem de seu nome. Ficou muito conhecido como o estilo dos “guarda-costas”, tanto na China continental quanto em Taiwan.
Considerado um dos principais estilos internos de Kung Fu, o Xing Yi Quan [形意拳, xíng yì quán] também é conhecido como Hsing-i e foi criado por volta de 1600. Seu nome pode ser traduzido como “Forma e Intenção” e sua origem é atribuída a diferentes mestres, inclusive a personagens lendários em algumas versões. A movimentação neste estilo é basicamente linear. As mãos, os pés e o tronco se movimentam juntos em harmonia, e a cabeça, as mãos e os pés permanecem sempre alinhados no eixo central. É colocada muita ênfase na geração e mobilização de energia interna (Chi) nos movimentos, com liberação explosiva ao final. As estratégias de combate são bastante agressivas, movimentando-se para dentro do espaço do oponente e desferindo golpes fulminantes e decisivos para o combate.
O Luohan Men [罗汉門, luóhànquán] é um dos mais antigos estilos criados no templo de Shaolin, também conhecido como As 18 Palmas de Luohan ou ainda 18 Palmas de Buda. O nome Luohan é o equivalente em chinês para o termo sânscrito Arhat, que representa aqueles que atingiram a iluminação no budismo. Nossa linhagem de Luohan vem do mestre Ma Kin Fung, que ensinou para o grão-mestre Chan Kowk Wai. Neste estilo, os movimentos de ataque e defesa são rápidos e precisos, exigindo muita flexibilidade e força para sua execução.
Seu nome pode ser traduzido como Seis Uniões ou Seis Harmonias [六合拳門, liùhéquánmén]. Esse conceito se aplica à harmonia necessária entre as seis articulações: punho, cotovelo, ombro, tornozelo, joelho e quadril. Neste estilo utilizam-se movimentos fortes, com pisões, alternando chutes e socos. A dinâmica de energia deste estilo faz uma ponte entre Shaolin e Xing Yi, o que o torna um excelente complemento para as linhagens que treinam ambos estilos. Possui muitos movimentos espiralados e métodos de movimentação coordenando todas as articulações do corpo em harmonia. Um dos maiores nomes deste estilo foi o mestre Wan Lai Sheng.
O estilo Louva-a-deus é também chamado Tong Long [螳螂拳, tánglángquán] e foi criado em torno de 1640 pelo mestre Wang Lang [王朗, Wáng Lǎng]. Conta-se que durante uma meditação, o mestre observou uma luta entre um inseto louva-a-deus e uma cigarra. A partir dos movimentos ferozes do louva-a-deus, Wang Lang criou um novo estilo marcial e o batizou em sua homenagem. As técnicas deste estilo abrangem movimentos rápidos, curtos e precisos, onde o praticante procura aproximar o adversário e penetrar em sua guarda. Utilizam-se técnicas de socos, cotoveladas, chaves e torções, além de chutes curtos que geralmente têm a intenção de projetar o adversário ao solo. A linhagem que praticamos em nossa escola é a Louva-a-deus Sete Estrelas [七星螳螂拳, qīxīng tángláng quán], que é considerado um estilo de louva-a-deus do norte e uma das linhagens mais difundidas e praticadas na atualidade.
O estilo Garra de Águia [鷹爪派, yīngzhǎopài] como conhecemos hoje na verdade é a fusão do estilo acrobático conhecido como Fanzi com as técnicas de agarrar, torcer e imobilizar conhecidas como Chin’na. Este estilo foi baseado na agilidade, força e precisão da águia, fazendo muito uso da técnica que dá o nome ao estilo, especialmente para aplicação de imobilizações, chaves e torções. De fato, as técnicas de Chin’na são consideradas a especialidade deste estilo. Também utiliza muitos chutes e movimentação ágil de pernas. A velocidade, leveza e agilidade também são consideradas diferenciais deste estilo, especialmente pela combinação de golpes encadeados.
Existem muitas versões do Tantui, praticadas em diferentes escolas e linhagens. É um estilo que enfatiza as técnicas fundamentais do Kung Fu, fortalecendo bases, ajustando os alinhamentos do corpo e desenvolvendo equilíbrio, força e flexibilidade. Possui um excelente arsenal de técnicas de quedas e projeções, também conhecidas como Shuai Jiao, sendo que a movimentação linear e a repetição dos movimentos são características marcantes deste estilo.
Cha Quan [查拳, zhāquán] é um estilo do norte da China, caracterizado por movimentos amplos e graciosos. O estilo é associado à etnia Hui e teve forte influência na formação do estilo Shaolin do Norte. Também foi um dos estilos que mais influenciou o Wushu Padronizado, tanto em formas de mãos livres (Changquan) quanto em armas.
Estilo do sul da China que tem como principais características a movimentação de curta distância e a economia de movimentos. Estabelece como prioridade o controle da linha central do combate, criando um triângulo de ação e tomando para si este espaço. É um estilo simples, com poucas formas (katis) e, portanto, muito eficiente para quem busca o desenvolvimento de curto prazo.
O conjunto das práticas marciais associadas aos templos das montanhas Wudang (武當山) é geralmente chamado de Wudang Quan [武當拳, wǔdāngquán]. Há diversas discussões acerca da comprovação histórica das origens das artes marciais de Wudang estarem realmente relacionadas aos templos taoistas nas famosas montanhas, porém muitas técnicas ficaram particularmente famosas levando esse nome. Em nossa escola, ensinamos a renomada Espada Wudang do famoso general espadachim Li Jinglin (também conhecido como Li Kim Lam), tanto na forma simples quanto na combinada de duas pessoas, conhecida como Sancai Jian.