Principais Características do Estilo

O Louva-a-deus (tánglángquán 螳螂拳) é um estilo de Kung Fu muito conhecido, e com uma origem bastante tradicional e antiga. As suas principais características são: agilidade e velocidade dos passos, da movimentação corporal, do uso das mãos e do olhar, movimentos superiores curtos, diretos e altamente eficientes (que incluem socos, palmas, agarradas e torções), chutes rápidos e explosivos e alternância entre técnicas fluidas e circulares com rajadas e sequências de golpes retos. O estilo também faz o uso dos giros de cintura e ombros para aumentar a eficácia em combate e utilizar o peso do corpo contra o adversário. 

Apesar de ser um estilo extremamente combativo e eficiente, o Louva-a-deus mescla potência e força com uma plasticidade muito refinada e elegante, o que o torna um estilo extremamente bonito de se observar e agradável de se aprender, mesmo que o praticante não tenha intenção de utilizá-lo para combate.

Estilos e Formas

O Louva-a-deus de Shandong originou-se na província de Laiyang, na península de Jiaodong, região de Haiyang. Com o passar do tempo e a dispersão geográfica, naturalmente o estilo foi se ramificando em diferentes linhagens, dentre as quais destacamos os três estilos que ensinamos na Baowei: Qixing Tanglangquan (Louva-a-deus Sete Estrelas), Meihua Tanglangquan (Louva-a-deus Flor de Ameixa) e o Taiji Tanglangquan (Louva-a-deus Taichi).

Em nossa escola, seguimos e ensinamos a linhagem do Taiji Tanglang como vertente principal conforme os ensinamentos do Mestre Li Feilin, passados diretamente ao seu único discípulo ocidental, o professor Luiz Sousa, diretor da escola Li Fei Lin Brasil em Santo André/SP. Em 2024 a Baowei passou a ser também um polo regional da escola Li Fei Lin Brasil em Porto Alegre. Os professores da Baowei seguem se especializando no estilo através dos treinamentos diretamente com o professor Luiz Sousa. Entretanto, ensinamos formas (katis ou taolus) das três principais linhagens citadas acima. Algumas das técnicas de mãos ensinadas em nossa escola são:

  • Babu Qishou
  • Baiyuan Chudong
  • Baiyuan Toutao
  • Bengbu
  • Chachui
  • Da Bengbu / Bengbu Bazhou
  • Da Fanche
  • Dan Chahua
  • Duogang
  • Feiyan Zhang
  • Heihu Jiaocha
  • Luan Jie
  • Meihua Lu
  • Meihua Shou
  • Shibashou
  • Tiemen Koubi
  • Xiao Bengbu
  • Xiao Fanche

Além das técnicas de mãos (também conhecidas como taolus, rotinas ou katis), o estilo ainda oferece um arsenal de técnicas de duplas (duilian), para melhor compreensão dos fundamentos, e ainda diversas técnicas com armas, tais como sabre (dao 刀), bastão (gun 棍) espada (jian 劍), lança (qiang 槍), leque, (shan 扇), e outras.

História e Genealogia

Song Zide (宋子德)

Song Zide (1861-1932), chamado também de Yaokun, nasceu no bairro de Xizhaogezhuang, vila de Zhaowangzhuang, cidade de Laiyang, foi o herdeiro da quinta geração do Tanglang Quan e fundador do estilo Taiji Tanglang Quan. Song Zide nasceu em uma família rica. Ele praticava artes marciais desde criança. Nos primeiros anos, foi para a vila de Shawo em Laiyang para aprender o Hou Quan (Estilo de Macaco). Mais tarde, foi para a vila de Shuikou para aprender o Ditang Quan (Estilo de Queda) com o neto de Song Yuntong, Song Soukai. Depois disso, viajou ao oeste por três anos, percorreu mais de mil milhas, visitando professores e amigos. Aprendeu com diversas pessoas o Luohan Quan (Estilo de Arhat) e o uso de diversos equipamentos, então se tornou um bom artista marcial e conheceu muitas pessoas de caráter. Song Zide tinha mais de 1,80m de altura, era corpulento, forte, bonito na aparência, forte nas artes marciais e um herói da retidão.

Wang Yushan (王玉山)

Wang Yushan (1892-1976), chamado também de Wang Zhen, da vila de Cuituan, cidade de Laiyang, foi descendente da sexta geração do estilo Taiji Tanglang Quan e uma das famosas “Três Montanhas de Laiyang” no mundo do Tanglang Quan. A prática de artes marciais de Wang Yushan tinha origens familiares. Ele nasceu em uma família rica. Outra família na mesma aldeia abusou da força e invadiu as terras vizinhas às da família Wang. O avô de Wang Yushan tinha intenção de se proteger e, por isso, em 1902, permitiu que Wang Yushan, de 10 anos, aprendesse o Ditang Quan (Estilo de Queda) com o avô materno. Em 1910, Wang Yushan, com 18 anos, foi admitido formalmente por Song Zide como discípulo e praticou as artes marciais do Taiji Tanglang Quan por 7 anos. Como Wang Yushan era marido da sobrinha de Song Zide; Song Zide e Jiang Hualong compartilharam suas habilidades marciais e davam aulas aos aprendizes juntos. Portanto, Wang Yushan teve a oportunidade de seguir Jiang Hualong para praticar as artes marciais e aprender a essência do Tanglang Quan. Depois de se tornar um mestre, suas artes marciais alcançaram um nível de muita naturalidade e eram imprevisíveis. Ele era especialmente famoso por suas mãos de Taiji.

Wang Yuanliang (王元亮)

Wang Yuanliang (1926-2002), nasceu na vila de Cuituan, Tuanwang, cidade de Laiyang. Mestre Wang teve influência impactante na escola do Tanglang Quan. Era neto do grande mestre Song Zide, e segundo filho de Wang Yushan, um dos membros das “Três Montanhas”.

Sendo o sétimo herdeiro legítimo da sétima geração do Tanglang Quan, mestre Wang Yuanliang acompanhou o pai nos treinos de Taiji Tanglang Quan desde pequeno, e sob os treinamentos rigorosos do pai, ele aprendeu à risca cada passo e movimento, dominou com eficácia as técnicas de luta, como Luan Jie, Meihua Lu, Beng Bu, Zhaiyao, Fen Shen Ba Zhou, San Hui Jiu Zhuan Luo Han Gong e outras, além de herdar integralmente as artes do kungfu Taiji Tanglang Quan. Com muitos anos de estudo e prática, a sua luta se tornou única e precisa, alcançando um nível muito elevado. Ele desenvolveu a sua própria compreensão sobre o estilo Taiji Tanglang da linhagem das “Três Montanhas” transmitido a ele, e lutava de maneira única, sem arrogância, com muita humildade e cautela, tratava os outros com respeito, nunca menosprezando o próximo. Com isso, ele demonstrou o caráter grandioso da primeira geração do Tanglang Quan.

Li Feilin (李飞林)

Li Feilin, nascido em 1959, é natural de Cuituan na cidade de Laiyang, província de Shandong, e é o descendente da oitava geração do Taiji Tanglang Quan. Quando Li Feilin tinha 10 anos, praticava o Tanglang Quan com seu pai adotivo, o Mestre Wang Yuanliang e Wang Weiyi.

Durante a Revolução Cultural na década de 70, o Mestre Wang Yuanliang retornou da cidade de Qingdao para a sua terra natal, na vila Cuituan em Tuanwang, Laiyang, onde encontrou o jovem Li Feilin, treinando o Tanglang Quan. Mestre Wang ficou contente ao ver a paixão de Li Feilin pelas artes marciais, porém, as técnicas secretas da família Wang não podiam ser passadas a outras pessoas a não ser às da própria família. Então o Mestre Yuanliang decidiu adotar Li Feilin para treiná-lo e passar-lhe todas as técnicas secretas do Taiji Tanglang Quan. Assim, Mestre Li Feilin se tornou o oitavo herdeiro legítimo da linhagem do Tanglang Quan. Para que Li Feilin pudesse herdar o legado autêntico do sistema de Taiji Tanglang Quan de Wang Yushan, mostrando ainda mais o seu poder grandioso, o grande Mestre Wang Yuanliang passou a Li Feilin os truques secretos da luta, o que foi o fator chave para levar Li Feilin ao mundo do verdadeiro combate do Tanglang Quan. 

Luiz Leonardo de Sousa

Luiz Leonardo de Sousa, brasileiro, nascido em 30 de dezembro de 1973, natural de Picos/PI, do Bairro de Lagoa Comprida, é herdeiro da nona geração do Taiji Tanglang Quan de Shandong.

Sua trajetória nas artes marciais começou com a prática do Karatê aos 13 anos de idade, em sua terra natal (Picos/PI). Treinou esta arte marcial durante alguns anos. Ao completar 18 anos de idade, veio para São Paulo, onde iniciou a prática do kungfu, treinando o estilo Tanglang Quan (Louva-a-Deus).

O professor Luiz também detém conhecimentos técnicos em Tai Chi Chuan, Sanda e Shuai jiao. Luiz sempre manteve uma busca constante em prol do seu aprofundamento marcial e pessoal. Esta busca, juntamente com sua dedicação e seu amor pelo Tanglang Quan, foram fatores decisivos para que o mestre Li Feilin do Taiji Tanglang Quan o aceitasse como seu aluno, em Laiyang, terra natal do mestre. No dia 24 de junho de 2018, em Laiyang, Shandong (China), o mestre Li Feilin adotou Luiz como seu discípulo, tornando-o herdeiro da autêntica linhagem do Tanglang Quan de Shandong, sendo registrado na nona geração da linhagem de sucessão.

Saiba mais em: www.lifeilin.com.br